Atividade Física na Cirurgia Bariátrica

Atividade Física tem sido relatada para ajudar na perda de peso e preservação ou ganho de massa muscular magra, sabemos que normalmente a característica deste tipo de atividade é de difícil manejo, pois a maneira como tende ser realizada fica inviável quando se trata de obesidade.

A falta de tempo,vontade, ambientes inadequados e dificuldade de adesão são fatores que normalmente pesam na decisão destes pacientes, porque não tendo opções fica praticamente inviável a prática da atividade física, existe um benefício por um treinamento com resistência e ênfase no aumento da duração e freqüência da sessão.

Para isto, sugerimos que os pacientes pensem em alternativas do tipo atividade física acumulativa, como: fazer atividades diversas em dois ou até três tempos. O sugerido por exemplo é: caminhar no simulador de caminhada, esteira, bicicleta ou esteira 15 min manhã e 15 noite, ou até mesmo um dia dançar, outro nadar, outro academia (aula de preferência). Mas, sempre que possível tentar aumentar a duração da atividade.

O que mais afeta a qualidade da atividade física é a intensidade e isto é solucionado quando ainda no pré operatório temos o nível de aptidão cardiorrespiratória através do teste de esforço ou cintilo miocárdica, são realizados e obtido a Frequência Cardíaca Máxima (FCmáx) dados imprescindível para um bom planejamento do início das atividades físicas.

A indicação no pré operatório, são atividades de baixo impacto de preferência na água, onde não temos ação da gravidade nas articulações facilitando o bom desempenho dos exercícios e o controle do próprio corpo. Deve-se iniciar com uma boa avaliação física, clínica e intensidade leve a moderada, principalmente quando este for a nível de pós operatório.

Ter Objetivos de curto à médio prazo, implementar programas com prescrição da atividade física individualizada, e alimentação adequada ao momento do pós operatório.

Lembrar que via de energia para atividade física esta diferente em relação ao pré operatório, desta maneira obter as informações da boa alimentação para o tipo de atividade proposta, para que possamos transformar a perda de gordura em aumento da massa muscular magra, visto que, estamos perdendo essa massa na perda de peso progressiva. O sucesso da atividade física serve para manutenção do peso e evitar a reengorda à longo prazo, além de ter outros ganhos do tipo: proteção cardiovascular, melhora do colesterol, manutenção e/ou diminuição da gordura no fígado, melhora para mover-se e melhora da auto-estima, pois libera substâncias que dão sensação de relaxamento.

Enfim, o segredo está na receita eterna (dieta equilibrada + atividade Física + Acompanhamento com a equipe Clínica), desta maneira será menos provável o INSUCESSO.

CAROLINA BOEIRA VARGAS
Fisioterapeuta Especialista em Obesidade e Emagrecimento
CREFITO 62-169F