Pesquisa VIGITEL sobre Diabetes e Hipertensão Arterial

Os dados demonstram um crescimento acentuado na quantidade de pessoas diagnosticadas com diabetes e destaque para as mulheres que apresentaram um aumento ainda maior.

 

Parece que o estilo de vida das grandes cidades contribui para o aumento da doença. Os dados mostram que a maior incidência está localizada em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e a cidade com menor quantidade de diabéticos é Boa Vista.

 

 

O aparecimento da doença aumenta com a idade e é quase 3 vezes maior entre os que possuem menor escolaridade.

 

 


 

Com relação a hipertensão arterial os dados também demonstram um aumento acentuado na incidência da doença atingindo principalmente as mulheres. Destaque para os cariocas onde 31% da população são hipertensos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: VIGITEL - Vigilância de fatores de risco e proteção para Doenças Crônicas por inquérito telefônico - Sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde.

Entre fevereiro e dezembro de 2016 foram entrevistados por telefone 53.210 pessoas com mais de 18 anos nas capitais do país para a realização da pesquisa "Mudança de hábito impacta nas doenças cardiovasculares: Brasil está na transição da desnutrição para a obesidade".