Exercícios de Força (musculação e peso)

São exercícios que conservam a massa muscular e reduzem a gordura do músculo, devido a produzirem hormônios que estimulam a mobilização de gordura armazenada e ativam enzimas que desmancham essas gorduras, principalmente quando associados a exercícios aeróbicos.

Após a cirurgia de redução do estômago é recomendado realizar uma atividade física, baseada nestes mecanismos para que o paciente não perca muito músculo e venha a desenvolver problemas músculo-esqueléticos devido à falta de estabilidade muscular e articular por flacidez excessiva.

Não existe em estudos a resposta de qual o melhor exercício para o paciente no pós-operatório? Sabe-se que devemos combinar exercícios aeróbicos e de treinamento de força para melhorar a composição corporal sem alterar o peso corporal saudável. O Colégio americano de Medicina do Esporte que rege as prescrições da atividade física nos indica: Intensidade do exercício calculado pela ergometria em torno de 40-60% Fcmáx, duração de até 45-60min de no mínimo 3 a 5x por semana de modalidades aeróbicas e anaeróbicas.

Enfim, as necessidades e os objetivos do indivíduo obeso devem demonstrar uma equivalência individualizada com o programa apropriado de exercícios de acordo com a fase de tratamento em que encontra se, principalmente com um profissional dedicando sua atenção exclusiva ao obeso.

CAROLINA BOEIRA VARGAS
Fisioterapeuta Especialista em Obesidade e Emagrecimento
CREFITO 62-169F