Alimentação para cabelo e unhas saudáveis

Nossos cabelos e unhas são constituídos pelo mesmo tipo de proteína que o nosso próprio corpo produz, a queratina, para produção normal é importante a ingestão de alimentos como, carne, leite e ovos, e outros. Esses alimentos são fornecedores de vitamina B12, que é essencial na formação de queratina. A sua ausência/deficiência também provoca a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas, além de outros problemas.

A queda de cabelo normalmente ocorre nos primeiros meses de pós-operatório (entre o 3º e 6º mês de pós-operatório). Isso é devido a diversos fatores como a própria perda de peso, baixa ingestão de proteínas, zinco, deficiência de vitamina D, stress, deficiência de biotina e deficiência de ácidos graxos essenciais (gorduras boas), e sua intensidade varia de pessoa para pessoa e devido à seu estado nutricional.

A queda de cabelo é passageira e não há relatos de calvície provocada pela cirurgia bariátrica, entretanto é fundamental acompanhamento médico e nutricional para reposição dos nutrientes necessários. Assim como os cabelos sofrem com a perda de vitaminas, as unhas também podem estar enfraquecidas no processo de desnutrição.

Para cabelos fortes e unhas saudáveis após a cirurgia bariátrica, é fundamental alimentação balanceada, rica em proteína e principalmente o uso de suplementos vitamínicos recomendados pela nutricionista e ou médico.