Nutrição na atividade física após a cirurgia bariátrica

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e redução do risco de doenças (hipertensão, obesidade, diabetes). Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

Normalmente durante o primeiro ano de pós-operatório há uma perda significativa de massa muscular. Esta perda muscular se dá devido à necessidade do corpo gerar energia “boa” enquanto perde peso. Por isso, a dieta deverá ser rica em proteínas (carne, leite e derivados), muitas vezes com suplementação e uma dose adequada de carboidratos complexos (cereal integral, frutas e verduras) para manter os músculos e as vitaminas em dia.

Durante a atividade física é fundamental a hidratação. Normalmente sugerimos a água para este papel, entretanto o metabolismo da pessoa que fez cirurgia bariátrica funciona um pouquinho diferente e por isso sugerimos há casos onde poderemos indicar isotônicos.

Para indivíduos que passaram pelo procedimento de cirurgia bariátrica é de extrema importância consultar com o nutricionista antes de iniciar atividade física. Na consulta será levada em consideração a frequência e intensidade do treino para definir um padrão adequado e saudável de alimentação.