COM/HSL/PUCRS

O Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica (COM/HSL/PUCRS) é uma das maiores e mais modernas clínicas da Região Sul do país. Credenciado pelo Ministério da Saúde do Brasil (Portaria 196 e seus complementos), desde 1999, é referência em saúde no Brasil pelas suas multi-especialidades na área da saúde, tecnologia e qualidade dos serviços oferecidos. O que compreende avaliação, tratamento clínico, intervenção cirúrgica e acompanhamento multidisciplinar no pós-cirúrgico e colocação de balão intragástrico.

Estamos interligados ao Hospital São Lucas da PUCRS, o que proporciona interação com as demais áreas, acessibilidade, conforto e segurança num só lugar. Os pacientes têm a sua disposição serviços de ponta através do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório do Sono, Serviço de Ecografia e Desintometria Óssea, além do Centro de Prevenção e Reabilitação e Centro de Educação Física da PUCRS.
01

CDI - Centro de Diagnóstico por Imagem

02

Laboratório de Análises Clínicas

03

Laboratório do Sono

04

Serviço de Ecografia e Desintometria Óssea

05

Centro de Prevenção e Reabilitação

06

Centro de Educação Física da PUCRS

O COM possui amplos e modernos consultórios climatizados, projetados de forma personalizado para proporcionar maior em estar aos pacientes. A equipe é composta por vários profissionais: cirurgiões, endocrinologistas, anestesistas, clínicos, cardiologista/intensivista, gastroenterologista/endoscopista, pneumologistas, nutricionistas, psiquiatra, psicólogas, fisioterapeutas, enfermeira, e equipe administrativa. São feitas triagens e avaliações iniciais, onde se classifica o grau de obesidade e co-morbidades apresentadas pelo paciente. Após essa etapa, será encaminhado para o tratamento mais adequado.

Os tratamentos oferecidos são:

  • Tratamento clínico: endocrinologista, nutricionista, psiquiatra e/ou psicóloga;
  • Colocação de balão intragástrico: procedimento endoscópico;
  • Cirurgia da obesidade: Banda gástrica, gastroplastia (Fobi-Capella), cirurgia de Scopinaro e reformas de cirurgias, todas por via convencional ou laparoscópica.
O COM iniciou suas atividades no final de 1999, e as primeiras cirurgias começaram a ser feitas em março de 2000, é credenciado pelo Ministério da Saúde do Brasil (Portaria 196 e seus complementos) e seu coordenador cirúrgico é membro titular da SBCB (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica) e membro da IFSO (International Federation of the Surgery of obesity).

São realizadas reuniões mensais de grupo que reúnem pacientes, familiares, profissionais e público em geral. Os encontros ocorrem no Anfiteatro Irmão José Otão, localizado no Hospital São Lucas da PUCRS. Neste momento, os pacientes recebem orientações educacionais e de treinamento nas mesmas datas. O intuito é a troca de informações, da vivência dos pacientes operados e dos profissionais no manejo das diversas situações que ocorrem.
Nestes 16 anos o COM atendeu mais de 5.000 mil pacientes para cirurgia, tratamentos multidisciplinares e balões intra-gástricos e atualmente a previsão é que sejam realizados mais de 500 procedimentos/ano, incluindo a demanda de pacientes do SUS, particulares e convênios. 

O Centro investe cada vez mais em tecnologia incluindo a mais avançada e moderna tecnologia de Bioimpedância Tetrapolar Segmentar Multifrequencial, que além de uma antropometria completa, mede o Ângulo de Fase, o que representa uma nova medida de saúde. A nova BIO InBody 770 já está sendo utilizada pela equipe do COM para assistência e pesquisa. Com resultados precisos o InBody 770 analisa detalhadamente a composição corporal, sendo usado para a investigação médica e a monitorização do paciente no pós operatório.
Além da equipe de profissionais do COM, temos disponível toda a estrutura dos diversos serviços especializados do hospital São Lucas da PUCRS, como: fisioterapia, pneumologia, ortopedia, cirurgia plástica, centro de reabilitação e centro de educação física. Para realização de exames complementares, temos o laboratório de análises clínicas, o serviço de ecografia, densitometria óssea, o serviço do estudo do sono e o C.D.I - Centro de Diagnóstico por Imagem - com endoscopia, Raio X, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Contamos também com o serviço de pronto-atendimento, o PRONTOPUC, para os casos de urgência com plantão de 24 horas.

Toda esta estrutura material e de recursos humanos foi reunida para prestar o atendimento adequado ao paciente obeso com carinho, competência, conforto e segurança.

Nossa sede é no Centro Clínico da PUCRS, no conjunto 302 e nosso telefone central é (51) 3336 0890.